domingo, 29 de março de 2009

A Grande História dos Mamíferos


Todos os seres vivos possuem histórias particulares de evolução, sobrevivência, comportamento e desenvolvimento. E todos eles, seguindo um pensamento darwiniano, tiveram um ancestral comum em algum ponto de suas complexas evoluções.
Dentro dos vertebrados -um grupo de animais com características claramente semelhantes, mas repleto de outras significativamente únicas para cada subgrupo- os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, sofreram transformações fantásticas (a partir de um ancestral comum) que culminou nas formas variadas viventes atualmente. Os mamíferos, grupo considerado por muitos o mais derivado na linhagem dos vertebrados, contam com uma gama de personagens ilustres que compuseram um cenário evolutivo glorioso.
Os ancestrais mais antigos dos mamíferos são denominados "pelicossauros", um grado que se destacou por ser composto por animais que se assemelham a répteis, e que possui como mais famoso representante o Dimetrodon. Esse animal possuía um desenho anatômico similar ao de um dinossauro, com prolongamentos dorsais alinhados, formando uma placa fina e que provavelmente auxiliava na termoregulação. Além dos Dimetrodon (família Sphenacodontidae), outros taxons desse grupo parafilético foram importantes, como as famílias Caseidae, Edaphosauridae e Varanopseidae.

Seguindo a linha evolutiva, e já considerados como Therapsida (fossa temporal aumentada e membros posicionados mais sob o corpo), apareceram os Dinocephalia e Anomodontia. Os Theriodontia, grupo monofilético, tiveram como primeiros representantes Gorgonopsia e Therocephalia. Os primeiros Cinodontia foram os Procynosuchidae; para os Eucynodontia, foram os Cynognathidae; e assim seguiu-se até os primeiros Mammalia. Pouco se sabe sobre esses Mammalia, um grupo provavelmente composto por animais pequeninos e já noturnos, e que podem, aos poucos, ter ocupado o nicho dos grandes dinossauros.
Finalmente, os Mammalia atuais são ocupados por Monotremata, Marsupialia e Eutheria.
Os Monotremata são compostos por duas espécies inconfundíveis no reino animal, a equidina e o ornitorrinco. Ambos são ovíparos, mas possuem glândulas mamárias e pêlos, características primitivas de mamíferos. Os Marsupialia, contudo, apresentam um quadro de personagens um pouco mais extenso que os Monotremata. São formados por espécies como gambás, cuícas, cangurus e o coala. Todos com um desenvolvimento embrionário ocorrido parte no útero da mãe, e parte em uma bolsa especial denominada marsupio.




E o grupo irmão dos Monotremata, os Eutheria, engloba a maior diversidade de mamíferos viventes. As girafas, elefantes, baleias, cães, gatos, leões, tatus, macacos, morcegos, focas e humanos, mostram que além de ser biodiverso, o grupo também é discrepantemente diferenciado quanto à morfologia, comportamento e habitat dos componentes do elenco. Estes animais compartilham, principalmente, o fato da gestação se passar totalmente dentro do útero materno.


É realmente fácil reconhecer um mamífero. Não apenas devido a uma inexplicável adoração que possuímos por eles, mas, principalmente, por conspícuas características surgidas e desenvolvidas durante milhares de anos que lhes deram o status atual de Reis da Natureza.


Fernando


7 comentários:

  1. Puxa, cara, to inpressionado com seu resumo da evolução dos mamíferos... Tá realmente muito bom!

    Aliás, o Blog em si é muito bonito, e muito interessante também. Digno da linhagem mamaliana.

    meus parabéns!
    Abraços
    _________________________________________B.W.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Brunão!!!

    Tentei resumi o máx., pra não ficar tão desgastante. Fora que é muito controverso e extenso esta linhagem.
    Próximo post será sobre uma espécie que eu quase não gosto...rs

    Seu último post foi fodástico....me deu idéias.
    Parabéns pra vc tbm

    Abrass

    ResponderExcluir
  3. Fala grande, porém pequeno, Fernando!!
    Blz??
    Acabei de ler seu post acredita?? Depois de tanto tempo!! Que mau amigo sou eu não??
    uahahuahuahah
    mas então, achei muito bom!! me relembrou as aulas do alexandre!!!
    só não entendi uma coisa e espero q voce me responda!!!
    vc disse que Eutheria é grupo irmão de Monotremata!! E os marsupialia tão onde?? Acho que devido à minha falta de conhecimento, não compreendi direito. :D

    Grande abraço Fer!!

    continue postando sempre!! :D

    Ivanzão

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivancio!!!

    Então, os monotremata são grupo irmão da linhagem que deu origem aos Marsupiais e Eutheria. POrtanto, todas esses três grupos formam um grupão parafilético dos atuais mamíferos. mais ou menos é isso ai. Espero ter iluminado seu cérebro.

    Abrass

    ResponderExcluir
  5. Me desculpem a intromissão, mas os três taxa juntos não formam um grupo monofilético? Quero dizer, todos os três descendem do mesmo ancestral, e todos os descendentes deste ancestral pertencem a um destes três grupos.

    Estou errado?

    Abrços
    ____________________________________B.W.

    ResponderExcluir
  6. Bom Bruno, na verdade eu concordo com vc, mas mantenho a minha idéia de parafilético, neste caso. Realmente, eles, em algum ponto do cladograma dos vertebrados, formam um grupo monofilético. Quanto ao grande grupo que une os marsupialia e os eutheria, e o outro que agrega os monotremata, esses sim formam grupos irmãos. Bom, acredito que imaginar um cladograma apenas com palavras é complicado, portanto, tentarei postar alguma figura explicativa. Ok?

    Gostei dessa polêmica. É assim que a ciência avança.

    Abrass e volto com news

    ResponderExcluir
  7. eu queria saber mais sobre os cinodontes..sinapomorfias e tal, se puderes me ajudar nisso, agradeço. ^^

    ResponderExcluir